UniEVANGÉLICA

 

Instituições de ensino se unem para sensibilizar sobre pesquisa, tecnologia e inovação

18.10.2017

O dia C da Ciência é um movimento nacional marcado para o dia 25 de outubro que realizará atividades em escolas, museus, espaços públicos e ambientes institucionais.  Uma intensa programação está marcada para sensibilizar a sociedade sobre a importância das pesquisas desenvolvidas por essas instituições e mostrar como elas estão modificando para melhor o cotidiano das pessoas e do país. A data escolhida está dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

A iniciativa de um movimento nacional partiu da constatação de que a sociedade precisa conhecer o que tem sido produzido dentro das instituições de ensino, ciência e tecnologia, tornando-se aliada na luta por mais investimento em pesquisa.

Mobilização nacional - A ideia de mobilização foi apresentada pelo Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Copropi). A iniciativa foi imediatamente incorporada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e pelo Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e PósGraduação (Foprop). A ideia é que o Dia C da Ciência passe a ser realizado todos os anos. Em Goiás, além das instituições de ensino superior, a ação envolve as Secretarias Estadual e Municipal de Educação, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) e Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg).

No Dia C da Ciência, pesquisadores das diferentes áreas do conhecimento vão até as escolas públicas conversar com os estudantes sobre a ciência, tecnologia e inovação que estão produzindo. Também ocuparão espaços públicos diversos para essa mesma divulgação. Dessa forma, o Dia C da Ciência representa o dia em que o Brasil vai saber como as instituições de ensino e pesquisa estão mudando para melhor a vida das pessoas e do país.




UniEVANGÉLICA - Todos os direitos reservados
Como chegar na UniEVANGÉLICA