UniEVANGÉLICA

 

Espectroscopia no diagnóstico de câncer é tema de palestra

18.04.2017

O Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente (PPSTMA) irá promover conferência sobre o tema Espectroscopia por imagem hiperespectral aplicado ao diagnóstico de câncer. Com inscrições gratuitas a serem feitas no local, a iniciativa ocorrerá no dia 2 de maio, das 14h às 16h, na sala E316 do bloco E.

A conferência será ministrada por Daniel  Vitor de Lucena, doutorando e mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Goiás, especialista em Qualidade e Gestão de Software pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Bacharel em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Atualmente, Daniel integra o corpo docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG).

Conferência

Será apresentada uma proposta para o diagnóstico de melanoma por meio de espectroscopia de infravermelho por imagem. Alguns conceitos de espectroscopia e imagem hiperespectral serão introduzidos.

Serão apresentadas informações sobre imagens de duas amostras de melanoma dispostas em lâmina que foram analisadas. Resultados preliminares mostraram que o método é eficaz em reconhecer a amostra de pele na imagem, entretanto, apresentou dificuldades em diferenciar tecido saudável e neoplasma (tumor) devido à translucidez (transparência) das amostras.

Fonte: PPSTMA/ UniEVANGÉLICA




UniEVANGÉLICA - Todos os direitos reservados
Como chegar na UniEVANGÉLICA