UniEVANGÉLICA

 

Especializações

Sobre a Pós-Graduação

O Centro Universitário UniEvangélica oferece os cursos de pós-graduação Stricto Sensu e Lato Sensu. O Stricto Sensu concede títulos de mestre e doutor e o Lato Sensu é voltado para a especialização, aperfeiçoamento e atualização; ambos visam a formação de docentes, pesquisadores e profissionais de alto nível.

Histórico

A pós-graduação Lato Sensu é constituída pelos cursos de especialização, aperfeiçoamento, atualização e MBAs.Desde o início dos anos 1980 que a IES oferece cursos de pós-graduação, inicialmente, sob a responsabilidade das respectivas graduações; os primeiros dados remetem a 1982 através de convênios realizados.

No ano de 1988 o primeiro curso de Especialização em Cirurgia; no ano 1989 com os cursos de Especialização em Prótese, Especialização em Endodontia, Especialização em Geografia Econômica, Especialização em Metodologia do Ensino, Especialização em Língua Portuguesa, Especialização em Administração e Supervisão Escolar,Especialização em História Econômica, dando seqüência a  cursos em  várias áreas.

No ano de 1998 foi criado o departamento da Pós-Graduação, centralizando todas as áreas, com o início de seis especializações.Os primeiros cursos foram de Psicopedagogia, Ciências Sociais ,Endodontia, Odontopediatria, Radiologia e Periodontia. Hoje, a UniEVANGÉLICA oferece cursos de pós-graduação Lato Sensu em diferentes áreas alicerçados em programas de alto padrão,executados por professores doutores, mestres e especialistas de excelente nível, comprometidos com a produção científica, fundamentados em estudos e pesquisas.

Pós-Graduação Lato Sensu

Os cursos de pós-graduação (Lato Sensu ) incluem todos os programas destinados a portadores de diploma de ensino superior, compreendendo cursos de aperfeiçoamento, especialização, atualização e MBAs nas mais diversas áreas do conhecimento e da atuação profissional.Constituem excelente instrumento de complementação e aprofundamento da graduação com vistas ao ingresso no mercado profissional. É direcionado ao treinamento profissional ou científico e confere certificado de Especialista.

Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu tem certificação válida em todo o território nacional, seguindo rigorosamente o que determina a Lei de Diretrizes e Bases(LDB) da Educação(Lei 9.394 de 20/12/1996) a resolução CNE/CES Nº. 1, de 03/04/2011 e, Nº 1,de 08/06/2007, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação.

A excelência na qualidade dos cursos oferecidos pela UniEVANGÉLICA garante o diferencial na hora da escolha. As transformações que ocorrem neste novo milênio requer agilidade em um mercado de trabalho exigente em que o comprometimento e a competência permite  a formação de profissionais de alta especialização.

A UniEVANGÉLICA está entre as maiores e mais importantes instituição de ensino superior brasileiras, com destacada atuação no ensino, na pesquisa, pós-graduação e extensão de serviços a comunidade.

A pós-graduação conta com parceiros interinstitucionais,  o que permite ampla área de atuação,  com o objetivo de oferecer educação continuada e formar profissionais qualificados.

O surgimento e o desenvolvimento da Pós-Graduação no Brasil pode ser observado no quadro 01, para facilitar a compreensão das legislações pertinentes aos cursos de Pós-Graduação no Brasil entre o período de 1965 a 2008.

Quadro 01: Pós-graduação: Período 1965 a 2008

Documento Estabelece
Parecer nº 977/65 Define e caracteriza os cursos de Pós-graduação distinguindo-os em dois tipos: stricto sensu e o lato sensu
 Decreto nº 63.343/68 Foram instituídos os Centros Regionais de Pós-graduação, mas não chegaram a funcionar.
Parecer nº 77/69 As normas de credenciamento para os cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) para que seus diplomas gozassem de validade em todo território nacional.
Decreto nº 76.058/75 (Brasil, Poder Executivo 1975) Desenvolvimento do Primeiro Plano Nacional de Pós-graduação (I PNPg), que vigorou no período de 1975 à 1979.
Resolução nº 14/77 Regulamentação dos cursos de Pós-Graduação (lato sensu), definindo Especialização e Aperfeiçoamento.
Decreto nº 80.281/77 e Lei nº 6.932/81 Equiparação da residência médica aos cursos de especialização em nível de pós-graduação.
Resolução CFE nº 05/83 Fixa normas de funcionamento e credenciamento dos cursos de Pós-graduação stricto sensu.
Resolução CFE nº 12/83 Reformulações na Res. 14-77, sendo revogada. Procurou preservar a seriedade dos cursos de PGLS.
Resolução CNE-CES nº 01/97 Fixa condições para validade de diplomas de cursos de graduação e de pós-graduação em níveis de mestrado e doutorado, oferecidos por instituições estrangeiras, no Brasil, nas modalidades semipresenciais ou á distância.
Resolução CNE/CES nº 03/99 Fixa condições validade dos certificados de cursos presenciais de especialização e revoga a Resolução CFE nº12\83.
Resolução CNE/CES nº 2/2001 Dispõe sobre os cursos de pós-graduação stricto sensu oferecidos no Brasil por instituições estrangeiras, diretamente ou mediante convênio com instituições nacionais.
Resolução CNE/CES nº 1/2001 Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação e revoga a resolução CFE nº 5\83, as Resoluções CNE\CES nº 2\96,1\97 e 3\99.
Resolução CNE/CES nº 1/2007 Estabelece as normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização.
Resolução CES/CNE nº 5/2008 Estabelece normas para o credenciamento especial de Instituições não Educacionais para oferta de cursos de especialização.

-


CRE Telefones

UniEVANGÉLICA - Todos os direitos reservados
Como chegar na UniEVANGÉLICA