UniEVANGÉLICA

     Flags English

Medicina

Sobre o Curso

O Curso de Medicina da UniEVANGÉLICA propõe formar uma nova geração de médicos, profissionais bem qualificados, através de moderno processo transformador, capacitando-os sob os diferentes pontos de vista, com ampla visão filosófico-humanística, acentuada dedicação, centrados na pessoa do paciente, considerando acima de tudo o ser humano, os princípios cristãos, imbuídos do mais alto respeito, desprovidos do mercantilismo, seguidores da ética, compreendedores das diferenças religiosas, sociais, políticas, étnicas e enfim muito mais humanos, com significativo preparo psicológico e ampla visão dos problemas dos diferentes extratos da nossa sociedade.

Os estudantes do Curso de Medicina podem investir na sua vocação profissional em um curso com andragogia hodierna, cujos objetivos estão voltados para o século XXI, seguindo as tendências contemporâneas mundiais para o ensino em saúde. Neste curso os alunos são preparados para aprender a aprender, construindo seu próprio conhecimento, apreendendo não só a serem médicos, mas também a serem profissionais bastante integrados à realidade social em que vivem.

O Curso de Medicina da UniEVANGÉLICA apresenta-se com um projeto andragógigo centrado no aluno como sujeito da aprendizagem e apoiado no professor/tutor como facilitador do processo de ensinar-aprender, privilegiando a aprendizagem baseada em problemas (PBL – problem based learning) e orientado para a comunidade.

A andragogia da interação supera com vantagens a da transmissão passiva de conhecimentos, utilizada nos métodos tradicionais de ensino, possibilitando o aperfeiçoamento contínuo das atitudes, experiências e habilidades dos estudantes. Aquela facilita o desenvolvimento do seu próprio método de estudo, possibilitando aprender a selecionar criticamente os recursos educacionais mais adequados, a adquirir o gosto de trabalhar, estudar em equipe e ainda aprender a aprender.

O segundo conceito-chave do modelo educacional utilizado no curso é o de "aprender fazendo", o qual propõe a mudança da seqüência clássica teoria/prática para o processo de produção do conhecimento ocorrendo de forma dinâmica; através de ação-reflexão-ação.

A prática da Medicina Baseada em Evidência deve nortear o cotidiano clínico da anamnese, diagnose e terapêutica, buscando sempre indicar quais são os procedimentos mais seguros e eficazes para os pacientes, sempre respeitando o princípio romano 'PRIMUM NON NOCERE'. Desta forma, faz-se necessário valorizar em todos os momentos do currículo o questionamento: qual é a melhor evidência em defesa desta argumentação, hipótese ou conduta?

Na realidade, pretende-se conjugar a abordagem do ensino, possibilitando melhor desenvolvimento dos aspectos cognitivos da educação (aprender a aprender), com o enfoque permitindo o melhor desenvolvimento das habilidades psicomotoras e de atitudes (aprender fazendo).

Enfim, o modelo educacional do Curso Médico da UniEVANGÉLICA é fundamentado nos princípios da andragogia interativa, de natureza democrática e pluralista, com um eixo metodológico firmemente estabelecido perpassando metodologias ativas de ensino-aprendizagem.

Diretor do Curso

Prof. Mestre João Baptista Carrijo

Mestre em Farmacologia pela Universidade de São Paulo - USP. Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Goiás, UFG. Membro dirigente da Assembleia da Associação Educativa Evangélica, mantenedora do Centro Universitário de Anápolis, no período de março 1997 a 30 de agosto de 2012. Docente da UFG durante 26anos e 15 anos de experiência em gestão acadêmica na Associação Educativa Evangélica. Em 31 de agosto de 2012 assumiu a direção do curso de Medicina.
http://lattes.cnpq.br/3322463712740877

Secretaria do Curso

Telefone: (62)3310-6741

Localização: UniEVANGÉLICA - Bloco F - 2º Andar

Anápolis - GO


(62) 3310-6600 / 0800 707 77 22

UniEVANGÉLICA - Todos os direitos reservados
Como chegar na UniEVANGÉLICA