UniEVANGÉLICA

 

Projeto UniCIDADÃ/Ciranda

Mais uma vez atendimentos gratuitos e de qualidade atraem comunidade à UniEVANGÉLICA

Fotos: Eduardo Coelho
As atividades do UniCIDADÃ/Ciranda se destinaram não só aos adultos, crianças maiores e adolescentes. Também os pequeninos tiveram uma programação intensa
 
Em projetos de cunho social como o UniCidadã, diante da abordagem “Sou jornalista, trabalho na UniEVANGÉLICA, e gostaria que você me desse sua opinião sobre o evento” ou “Por que você participa desta atividade de extensão”, vêm dos alunos envolvidos, quase sempre, respostas prontas, ou ainda, colocações inseguras, constrangidas. Em conversas informais é que se conseguem extrair os depoimentos mais sinceros, que se ouvem palavras que demonstram solidariedade, fraternidade verdadeiras, e se percebe que ali estão alunos trabalhando não apenas em troca de nota ou horas extracurriculares. No dia 24 de outubro, durante o UniCidadã/Projeto Ciranda, realizado durante todo o dia, na UniEVANGÉLICA, essa constatação se confirmou.

De forma espontânea, vários participantes forneceram o material necessário ao jornalista para elaborar sua notícia. É comovente e, ao mesmo tempo, motivo para reflexão sobre a realidade social do país, ouvir de uma criança que escovou os dentes sete vezes para ganhar o “vale gostosura”, que poderia ser trocado por alguma das guloseimas distribuídas ao longo do dia. Ou ainda presenciar mães e até mesmo crianças juntando, em pequenas trouxas, estes produtos para consumir, mais tarde, em casa.

 As ações oferecidas pelos cursos da área de saúde são procuradas tanto por adultos quanto pro crianças
 
Afirmações como “Nossa, que projeto bonito”, vinda de uma estudante de 1º período, e “Participar destas atividades é uma oportunidade de crescimento” e “A gente reclama tanto da vida, só quando vemos que tem um número muito grande de pessoas necessitando de cuidados básicos, é que lembramos de agradecer pela vida que temos”, demonstram o grau de comprometimento da maioria dos participantes.

Uma pausa nas brincadeiras de correr e pular para se divertir com jogos eletrônicos nos laboratórios de informática 
 
O número de atendimentos realizados é outro demonstrativo da importância dos serviços gratuitos oferecidos à população, em diversas áreas. Embora ainda não tenham sido divulgados os números oficiaias do evento, a estimativa é de que cerca de 15 mil pessoas buscaram atendimentos de saúde, orientação jurídica, atividades educativas, esportivas e de lazer. Nesta edição do UniCIDADÃ/Projeto Ciranda somente a equipe da UniEVANGÉLICA foi composta de mais de 620 pessoas – estudantes, professores e funcionários técnico-administrativos – que se desdobraram para oferecer aos participantes um pouco do muito que a instituição tem possibilidade de oferecer e que, para boa parte das pessoas que ali estiveram, representam, sim, uma oportunidade ímpar.
No Ginásio Poliesportivo é só alegria e muito suor...
 
Veja mais fotos do evento...

28/10/2009
 


UniEVANGÉLICA - Todos os direitos reservados
Como chegar na UniEVANGÉLICA